quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

À CAMINHO DO CONTROLE TOTAL? UM ENSAIO PARA A MARCA DA BESTA?

Moradores de três cidades são convocados a trocar o RG

Cartas chegam a cidadãos selecionados em Brasília, no Rio e em Salvador.
Novo RIC deve substituir gradativamente as atuais cédulas do RG.

Do G1, em São Paulo

Nova carteira de identidade nacional

Nova carte
ira de identidade nacional foi lançada em
dezembro (Foto: Divulgação/Governo do Rio)

A partir dos próximos meses, parte dos moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de Salvador, selecionados pelo Ministério da Justiça, receberão cartas com uma convocação para a troca do antigo documento de identidade pelo novo Registro de Identidade Civil (RIC).

De acordo com o Ministério da Justiça, cidadãos contemplados nesta etapa inicial receberão uma carta indicando a possibilidade de troca do RG pelo RIC, além do local onde o novo documento poderá ser retirado. Moradores dos municípios de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO), que também integram o projeto piloto, devem ser convocados ainda no primeiro semestre.

O documento, lançado oficialmente em 30 de dezembro de 2010, deve substituir gradativamente as atuais cédulas do RG. Os primeiros cartões serão expedidos neste ano pela Casa da Moeda do Brasil. A perspectiva é de que a troca de todos os atuais documentos de identidade pelo RIC seja feita em um prazo de 10 anos.

Com o RIC, que integrará o CPF e o título de eleitor, entre outros documentos, cada brasileiro passará a ser identificado por um único número em nível nacional, vinculado diretamente às impressões digitais e registrado em um chip presente no cartão. Isso evita que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados.

O chip contido no RIC também vai reunir informações como gênero, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e data de validade do cartão.

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/01/moradores-de-tres-cidades-sao-convocados-trocar-o-rg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário