terça-feira, 27 de março de 2012

Um fim ou um meio para evangelizar?

Recursos para evangelização! São um fim ou um meio para que a evangelização aconteça? Este tem sido um dos problemas que a igreja enfrenta quando busca alguns recursos para evangelizar, pois não vêem os recursos como uma ponte que os levará até as pessoas, mas atribuem a estes recursos um fim em si mesmos, achando que apenas distribuí-los irá resultar em vidas alcançadas.


Há quem diga que folhetos e livretos, quando utilizados na evangelização, são de todo sem efeito, pois não produzem condições ideais para levar pessoas ao conhecimento de Cristo. De fato a evangelização pode ser sem efeito se olharmos para ela como uma mera distribuição da porção do evangelho, ignorando a compreensão das necessidades das pessoas que pretendemos alcançar.

Quando pensamos em utilizar folhetos, livretos ou outros recursos na evangelização faz-se necessário observar alguns pontos. São eles:
1.
Os materiais têm que ser escolhidos a partir das pessoas que se pretende alcançar.

2.
É preciso ajudar aqueles que recebem tais materiais a compreender o que eles estão lendo e a importância para sua vida.

3.
O complemento dos materiais com ações adicionais, tais como:


Criar um ambiente onde a pessoa que recebeu o material possa compartilhar suas dúvidas e dificuldades;


Relacionar-se com a pessoa que recebe o material de tal forma que possa ajudá-la não somente na compreensão, também na prática do que está sendo comunicado;


Usar outros recursos como forma de levá-la a viver o conteúdo trabalhado, uma espécie de lembrete.


A evangelização a partir de recursos, de fato, pode ser gratificante quando olharmos para ela não como um fim, mas sim como uma porta para relacionamentos mais sólidos e efetivos, pois evangelizar não é uma ação exata, onde dois mais dois são quatro; ela é uma arte onde nós, os artistas, vamos aprender, utilizando os recursos, a melhor maneira de comunicar a gloriosa mensagem do evangelho, Jesus, o Cristo que morreu e ressuscitou e agora quer garantir que nós também tenhamos vida através dele.

Buscando ajudar você na seleção de folhetos e livretos para a evangelização, quero indicar nosso parceiro: Interlink. Eles fornecem folhetos e livretos para a evangelização de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Os folhetos, ou livretos, como os divulgados pela Interlink, podem ser, se bem utilizados, uma ótima ferramenta para conduzir pessoas ao conhecimento de Cristo, porém não se esqueça que estes materiais não podem ser utilizados como algo final, algo decisivo para levar uma pessoa a Cristo, pois é indispensável na evangelização o relacionamento da igreja com as pessoas. Uma igreja que não se relaciona não alcança almas, enfraquece e morre. Que você possa olhar para a evangelização buscando resultados e que estes sejam verificáveis, pois somente assim agradaremos ao Senhor da seara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário