O espaço fica situado na região do Farol de Santa Luzia, descrita pela Promotoria de Justiça de Vila Velha como uma área de “relevante valor histórico e cultural, além do aspecto paisagístico e ambiental”. Segundo o órgão, o ginásio está situado em uma Área de Proteção Integral do Conselho Estadual de Cultura.
No texto da Ação Civil Pública ajuizada pela Promotoria, outro motivo para a demolição está na construção irregular. O ginásio teria sido erguido sem aprovação de projeto nem licença do município, além de estar localizado em uma área do governo do Estado. Caso o pedido de demolição não seja cumprido, o órgão exige pagamento de indenização por parte do Estado, da prefeitura e da igreja correspondente ao valor do imóvel – não divulgado.
A Missão utiliza o ginásio investindo nos esportes a nível mundial.
O pastor Simonton Araújo, líder da igreja Missão Praia da Costa, suspeita que a ação do Ministério Público seja uma questão de perseguição religiosa. “Há outras 10 construções no local, mas apenas a nossa igreja é alvo desse processo. Sem contar as demais casas que estão localizadas no Morro do Moreno. Nosso advogado está tomando as devidas providências e vamos aguardar a Justiça se pronunciar”, afirma.
Simonton afirma que o ginásio é utilizado diariamente para atividades sociais e esportivas. “Cerca de 1,5 mil jovens utilizam o espaço. Lá também são realizados vários torneios e treinamentos, como a da seleção de ginástica rítmica do Estado”, diz.

Fonte: A Gazeta