quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Um verdadeiro milagre! Vou dizer que amo muito meus filhos, diz ferido por vergalhão no Rio

Após receber alta nesta quinta-feira (30), o operário Eduardo Leite, de 24 anos, que teve o crânio perfurado por um vergalhão, disse que seu maior desejo é ver os filhos, conforme mostrou o RJTV.
Ele estava internado no Hospital Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul do Rio, desde o dia 15 de agosto, quando um vergalhão, que estava sendo içado na obra em que trabalhava, despencou de uma altura de 15 metros e perfurou sua cabeça. Eduardo milagrosamente sobreviveu.
"Estou tranquilo, calmo e bem graças a Deus. Minha maior vontade é ver meus filhos e poder dar um abraço neles. Vou dizer que amo muito eles. Às vezes a gente sai para trabalhar e não tem tempo de dizer: 'filho te amo e esposa, eu te amo'. Quero olhar para eles e poder dizer isso", contou emocionado Eduardo, que não vê os filhos - de 4 e 1 ano, desde o dia do acidente.

'Procurei me manter tranquilo', relatou o operário
Eduardo contou ainda que mesmo após o acidente, ele se manteve tranquilo. "Infelizmente eu fui amarrar o ferro e não me dei conta que o ferro afrouxou e caiu. Mas procurei me manter tranquilo e passar tranquilidade para os colegas que estavam do meu lado também", disse o operário.
Montagem vergalhão (Foto: Editoria de Arte/G1)Eduardo recebeu alta nesta quinta-feira (30)
(Foto: Editoria de Arte/G1)
Antes da alta de Eduardo, sua mãe, a dona de casa Maria Leite, de 56 anos, já comemorava a recuperação do filho na porta do hospital. "É uma alegria, uma felicidade muito grande. Sempre acreditei que ele iria se salvar. Deus é grande. O Senhor salvou meu filho. Agora, quando ele sair desse hospital, ele vai para casa descansar. Estou muito feliz."
De acordo com os médicos, o operário teve muita sorte de sobreviver sem sequelas. Se o vergalhão tivesse entrado um centímetro para trás, o pedreiro teria perdido os movimentos do lado esquerdo do corpo. “É como se o anjo da guarda dele tivesse de plantão naquele momento. Então, foi milimetricamente projetado para não passar por nenhuma área vital ou de função bem definida”, explicou o chefe do Setor de Neurocirurgia do Miguel Couto, Ruy Monteiro.
Irregularidades
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ) ouviu a profissional responsável pela obra do prédio em Botafogo, na Zona Sul, de onde o vergalhão caiu e atingiu a cabeça do operário. Segundo o Crea, havia irregularidades e a construtora foi notificada.
Para o conselho, o acidente não pode ser classificado só como uma fatalidade. A engenheira responsável pela obra na Rua Muniz Barreto não teve a identidade revelada e foi ouvida por quase uma hora pela comissão de análise e prevenção de acidentes do Crea.
Maria Leite, de 56 anos, é mãe do operário Eduardo, que teve o crânio perfurado por um vergalhão (Foto: Renata Soares/G1)Maria Leite estava esperando o filho Eduardo na
porta do hospital (Foto: Renata Soares/G1)
A primeira irregularidade apontada foi o desempenho de duas funções incompatíveis. Além de responder pela obra, a engenheira também era responsável pela segurança, o que é proibido. Por isso, a construtora foi notificada e tem 10 dias para contratar um funcionário só para cuidar da segurança da obra.
"Ou ela fica responsável pela obra, ou ela fica responsável pela segurança. Então, isso já ficou decidido, ela já está comunicada disso e saiu hoje nos afirmando que essa medida está sendo implementada pela empresa”, disse Agostinho Guerreiro, presidente do Crea-RJ.
A engenheira disse que não estava na obra no momento do acidente e que havia uma empresa terceirizada encarregada da segurança. O Crea informou que, mesmo que a empresa terceirizada seja apontada como responsável pela segurança, a construtora não fica isenta de culpa.

fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário