terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Quem é quem na Igreja

Atos 1.8
Tema: EVANGELIZAÇÃO

-Introdução: Tenho boas e más notícias. Qual você quer ouvir primeiro?

BOA NOTICIA: Deus ama a sua vida e a todos que você conhece!

MÁ NOTICIA: desprezamos o amor de Deus quando não amamos ao próximo.

O texto de Atos 1.8 afirma que quem recebe o Espírito Santo se torna testemunha de Jesus por onde quer que for. Sem testemunhar o evangelho de forma viva não podemos ganhar vidas para Deus.

O versículo áureo da Bíblia: João 3.16 diz que devemos evangelizar "porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Será que ‘todo aquele’ já ouviu falar do amor de Jesus? Se você ouviu então deve falar de Jesus para outras pessoas.

Você sabe qual é a sua identidade espiritual?

Vejamos 4 coisas que já sabemos mas precisamos aprender a cumprir:


1) O que é EVANGELHO: Lucas 2.10,11

Evangelho é novidade ou a boa notícia de Deus para todos.

O termo EVANGELHO não surgiu através dos cristãos, já era um termo conhecido na época de Jesus. Quando CEZAR, o imperador romano, era vitorioso em suas batalhas e ao publicar um decreto enviava mensageiros que saíam por todas as suas províncias e aonde chegavam gritavam: "Evangelho de César!", ou seja: "Boas notícias de Cezar!". O termo foi assimilado pelo cristianismo primitivo. Jesus é o verdadeiro Rei e de toda a terra (e não César) e a boa notícia é que deu sua vida pela salvação dos homens.

Quando vivemos o “evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16), tudo se faz novo em nossa vida e sempre temos uma boa notícia de Deus. Não podemos esquecer que o evangelho é algo simples e por complicá-lo é que muitas vezes não o vivemos, pregamos e vidas não se convertem (leia II Coríntios 11.3).

Você já ouviu a Boa Nova do Evangelho?

Jesus tem boas notícias de salvação para sua vida!



2) Quem é EVANGÉLICO: Mateus 9.9

Evangélico é a pessoa que conhece e aceita essa Boa Nova.

Como Mateus fez, precisamos aceitar o chamado do Mestre imediatamente deixando tudo se for preciso. Damos a nossa vida pra Jesus não só quando nos convertemos, mas também quando entregamos nosso viver para sua obra.

O mundo está cheio de más notícias de perdição, mas um verdadeiro cristão deixa o mundo e assume a Boa Nova como parte de sua vida. Ser evangélico é vestir a camisa do evangelho de Jesus assumindo ser um verdadeiro cristão.

Apenas gostar de música gospel e participar de eventos ou shows gospel não garante que a pessoa seja um evangélico. A forma de viver do evangélico demonstra sua semelhança com Jesus.

Você é um evangélico?

Deixe o mundo e assuma sua fé!



3) O que é EVANGELIZAR: João 1.40-45

Evangelizar é contar essa boa notícia para aqueles que não a conhecem.

João Batista anunciou para seus discípulos que Jesus era o Cordeiro de Deus (João 1.29), então André foi seguir Jesus e chamou Pedro, depois Felipe chamou Natanael para conhecer a Jesus. Deste modo devemos falar de Jesus para todos que conhecemos.

Um ditado popular diz que ‘notícia ruim anda rápido’. Quando alguém fica sabendo de um 'furo' ou uma bomba corre e conta pros outros. O povo brasileiro tem uma cultura fofoqueira, talvez por isso, o sucesso dos Realities shows. A TV explora as notícias ruins de forma sensacionalista. Por isso estamos acostumados com más notícias.

Como evangélicos não podemos nos conformar a isso. Precisamos contar para as pessoas aquilo que sabemos sobre Jesus. Só quem conhece uma Pessoa pode apresentá-la a outra. Porque a melhor notícia do mundo demora tanto para sair de nossos lábios? Porque muitas vezes estamos ocupados divulgando as más notícias do mundo.

Você tem evangelizado?

Conte uma Boa Nova para alguém!



4) Quem é EVANGELISTA: Mateus 10.5-8

Evangelista é a pessoa que além de conhecer, divulga essa boa nova.

Jesus enviou primeiramente seus doze discípulos chamando-os de apóstolos (enviados), mas “depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir (Lucas 10.1). Então o grupo de evangelistas de Jesus cresceu de 12 para 70.

Interessante notar que somente os 4 escritores dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são chamados de EVANGELISTAS, embora Marcos e Lucas não fossem diretamente discípulos de Jesus. Isso mostra que a evangelização é tarefa de todos.

Cada cristão é um evangelista! A Igreja alcançou o mundo não através de iniciativas da instituição ‘igreja’ e sim de pessoas leigas que para onde iam levavam a sua fé.

Temos a terrível mania que querer que tudo seja INSTITUCIONALIZADO e deixamos de fazer naturalmente a nossa tarefa cristã esperando decisões de uma organização eclesiástica.

Você é um evangelista?

Fale de Jesus para as pessoas!

Cumpra o seu papel na Igreja!

-Conclusão:

Precisamos seguir estes quatro passos:

-Evangelho é a Boa Nova de Salvação;

-Evangélico é quem assume a fé cristã;

-Evangelizar é a tarefa de anunciar Jesus;

-Evangelista é quem cumpre o chamado missionário.

Uma pessoa pode ouvir o Evangelho e não se tornar Evangélico. Mesmo uma pessoa que se diz Evangélica, se não cumprir sua tarefa de Evangelizar não será um Evangelista.

Falar sobre evangelização na igreja virou rotina, mas a 'moda' de evangelizar ainda não pegou. Certa vez ouvi uma frase que dizia ‘um coração que aceitou a Jesus é um coração missionário e um coração que ainda não aceitou a Jesus é um campo missionário’. Da mesma forma que um dia aceitamos o evangelho devemos também aceitar a tarefa da evangelização.

Aceite o Evangelho e torne-se um Evangélico!

Evangelize e seja um Evangelista!