Qual o limite entre a brincadeira e a blasfêmia? O grupo musical Gangrena Gasosa, do Rio de Janeiro, inventou o estilo musical “saravá metal”. Vinte e dois anos atrás decidiram que seus integrantes assumiriam no palco os nomes e as características de entidades de religiões afro-brasileiras.
A formação atual conta com os vocalistas Zé Pelintra e Omulú, Exú Caveira na guitarra, Exú Lúcifer no baixo, Ogum na bateria e Pomba Gira na percussão. Pode parecer agressivo, mas é exatamente esse o objetivo da banda.
Eles já lançaram vários CDs e estão prestes a divulgar nos cinemas um DVD duplo, que mescla um documentário com um show recente num bar de São Paulo chamado “Clube Inferno”. O filme/DVD chama-se “Desagradável” e foi realizado pela ‘BlackVomit Filmes’.
As letras do grupo fazem invocações e brincam com vários elementos culturais. O primeiro CD, de 1993, foi “Welcome to Terreiro”, que trazia músicas como “Exu Noise Terror”. Em 2000, gravou o CD “Smells Like a Tenda Espírita”, uma brincadeira com a música “Smells like teen spirit”, do Nirvana. Nesse disco está a canção “Centro do Pica-Pau Amarelo”, em que a letra faz com que os personagens de Monteiro Lobato virem uma entidade de Umbanda. O disco mais recente do grupo, de 2012, chama-se “Se Deus é Dez Satanás é 666”.
Mas nem todo mundo acha a brincadeira engraçada, “Já deixamos de tocar em festivais cheios de bandas de black metal por conta dos organizadores dizerem que ‘mexemos com forças muito negativas”, conta o vocalista.
Ao fazer um balanço dos 22 anos de carreira, ele conta: “Já teve ex-integrante que quase morreu atropelado depois de ser puxado por uma Pomba Gira para a linha do trem, centro de macumba próximo ao Garage que teve que parar as atividades na hora do show da banda por conta de só descerem espíritos malignos na hora da saída de santo, possessões, perseguições da Igreja Universal aos shows do grupo, motorista de van dormindo ao volante, quase fomos expulsos do programa Jô Soares enfim, esse monte de bandalheira será detalhado no DVD que, de tanta história, deve ser duplo”.
Mesmo assim, em breve o Gangrena irá fazer a sua 2ª turnê europeia. Eles comemoram o apoio dos fãs que financiaram as gravações do DVD em esquema crowdfunding, em que cada um doa uma quantia de dinheiro voluntariamente.
Sua maior queixa é ver que hoje em dia os brasileiros estão mais religiosos e “caretas”. Igrejas já fizerem inclusive campanhas contra suas apresentações em certos lugares. Eles encontram dificuldades para fazer apresentações como antigamente, em que acendiam despachos no palco e jogavam cachaça e farofa sobre os expectadores. Com informações O Globo e Gazeta do Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário